A Coordenadoria de Tecnologia e Educação - CTE é um setor da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela gestão de diversos projetos envolvendo tecnologia digital da informação e comunicação - TDICs, para o uso administrativo e, principalmente, pedagógico.

Estruturada em diversos núcleos (NRE, NSRM, NPTEC, NEAD e NICD), desenvolve a pesquisa, gerencia programas e sistemas de software, realiza a manutenção e a conservação de equipamentos de TDICs para administração da SEMED, escolas, CIMs e Instituições Parceiras no apoio técnico-pedagógico aos alunos.

:: NPTED - Núcleo Pedagógico de Tecnologia Educacional
Setor de ações técnico-pedagógicas para fomento e uso de tecnologias na educação com viés pedagógico. Oferece treinamento aos professores, gestores e equipes técnicas que atuam nas escolas e instituições da educação infantil do município. Abarca também ações de pesquisa em tecnologias, parcerias e implementação de TDICs voltadas para a educação.

:: NRE - Núcleo de Robótica Educacional
Programa de formação em robótica educativa em que os alunos da rede municipal e estadual do município aprendem diversos conteúdos e noções básicas de lógica de programação, aplicações de robótica e preparação para disputas em campeonatos de robótica em diversos níveis. O projeto tem parceria com PUC Minas, SENAI e Open Robotics.

:: NSRM - Núcleo de Sistemas, Rede e Manutenção
É o núcleo responsável por implementar sistemas computacionais, manter páginas web, acompanhar a aquisição de programas, sistemas e equipamentos computacionais. Realiza a manutenção e elabora projetos de instalação e distribuição de rede de computadores. Mantém e gerencia todo o parque tecnológico de computadores, impressoras e demais equipamentos em funcionamento nas dependências da SEMED.

:: NICD - Núcleo de Inovação, Cocriação e Disrupção
É o setor responsável por assessorar, acompanhar, monitorar, avaliar e garantir a assistência às Unidades Escolares Municipais, quanto ao uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação, em consonância com os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).