A Prefeitura de Betim, realizará, nesta sexta-feira (8), às 14h, no Espaço Expansão, no Monte Carmo Shopping, a formatura das cinco primeiras turmas do projeto Pequenos Defensores formadas exclusivamente por alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, 357 estudantes de cinco escolas municipais participam da cerimônia, que celebra a conclusão de um ciclo de aprendizado voltado à educação preventiva e à cultura de proteção e defesa civil entre crianças e adolescentes.

Após o sucesso da iniciativa no Salão do Encontro - que, desde 2022, já formou mais de 300 estudantes -, o projeto foi ampliado para contemplar alunos dos 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental de escolas municipais da cidade. Nesta primeira etapa, participaram da formação os alunos das escolas: Arthur Trindade, no bairro Vila Universal; Maria Elena da Cunha Braz, no Icaivera; Maria Aracelia Alves, no Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa; Valério Ferreira Palhares, no Petrovale; e Frei Rogato, no Colônia Santa Isabel. 

Cada turma participou de oito encontros ao longo do semestre, com sete aulas teóricas e uma aula prática. Durante as atividades, os estudantes foram instruídos sobre temas como conceito e atuação da Defesa Civil, identificação de manifestações patológicas em residências, riscos domésticos e brincadeiras perigosas, noções básicas de primeiros socorros, entre outros.

“Estamos formando mais de 300 novos pequenos defensores, verdadeiros multiplicadores de boas práticas em nossa cidade. Agradeço imensamente à secretária da Educação, Marilene Pimenta, e a toda a equipe das escolas municipais, que contribuíram significativamente para levarmos o conhecimento sobre Defesa Civil aos nossos alunos. Seguimos juntos, capacitando nossas crianças para construirmos uma cidade cada vez mais resiliente e protegida”, comenta a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.

“Essa formatura representa um marco importante para a nossa rede de ensino. Ver nossas crianças e adolescentes aprendendo, desde cedo, a identificar riscos, agir com responsabilidade e cuidar do espaço onde vivem é motivo de grande orgulho. Essa parceria com a Defesa Civil fortalece o papel da escola como espaço formador não apenas do saber acadêmico, mas também da cidadania, da empatia e da consciência coletiva", acrescenta a Secretária Municipal da Educação, Marilene Pimenta.