Aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e eliminar o analfabetismo funcional dos alunos da rede municipal. Esse tem sido o trabalho da Prefeitura de Betim por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Além dos investimentos e incrementos ao setor, os alunos do 5° ao 9° ganharão, neste ano, um importante reforço didático, que será trabalhado em sala de aula juntamente com o professor. O “Caderno Complemento Pedagógico", planejado e produzido pela Semed, beneficiará mais de 20 mil alunos da rede municipal, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A cerimônia oficial de lançamento do material foi realizada na última sexta-feira, no Clube Atlético Rodoviário (praça Geni Nair, 40, Centro).

A produção do caderno pedagógico é fruto de mapeamento realizado no segundo semestre de 2022 pela coordenadoria do ensino fundamental da Semed. A análise teve como base  os resultados obtidos pelos alunos da rede municipal nas provas aplicadas pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também as avaliações formativas do Ministério da Educação (MEC). O mapeamento identificou as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e, diante disso, foi elaborado um material complementar para as disciplinas de português e matemática. Neste primeiro semestre, cada aluno do 5º ao 9º ano receberá os dois livros, que foram elaborados especificamente para cada ano de ensino.

“É um material com identidade betinense, pensado nas especificidades pedagógicas do município, que tem como objetivo central melhorar o desempenho dos alunos. É, também, um instrumento a mais nas mãos dos professores para as intervenções necessárias nos processos de letramento e numeramento, que acabaram prejudicados pelo contexto da pandemia da covid-19”, explica a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.