• Você está aqui:
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Secretaria Municipal da Educação começa a elaboração de protocolo de biossegurança para retorno às atividades escolares

Notícias

Publicada em: 16/12/2020 | 16:19   Atualizada em: 16/12/2020 | 17:20

É válido salientar que mesmo com a elaboração do protocolo que tem data prevista para ficar pronto em meados de janeiro de 2021, ainda não existe previsão de retorno das atividades escolares municipais.

A Secretaria Municipal da Educação – SEMED, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, se reuniram para criar um protocolo de retorno às atividades letivas. O grupo irá verificar o processo de adequação e adaptação aos protocolos sanitários nas unidades educacionais para a volta presencial das aulas, mesmo que ainda não haja previsão de retorno das atividades escolares.

Um dos pontos principais do protocolo que está em processo de elaboração será a criação de medidas de biossegurança; com aferição de temperatura dentro dos veículos escolares, na entrada, nas dependências das escolas municipais, Centros infantis - CIM’s e creches parceiras. Instalação de tapetes sanitizantes e dispenser de álcool; dentre outras medidas.

No documento também será levado em consideração as diretrizes pedagógicas; que consistem no planejamento de um ensino híbrido; parte presencial, parte remota; por meio de rodízio para as unidades escolares.

Calendário Escolar

Em dezembro, serão realizadas reuniões entre SEMED, Conselho da Educação e Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação - Sind –Ute/Betim, para a adequação do calendário escolar em tempos de pandemia, referente a 2021. Uma das possibilidades é que no próximo ano, os estudantes do 1º ao 9º ano possam estudar dois ciclos em um. A medida tem como intuito garantir a diminuição do impacto sofrido no ano letivo de 2020, que teve que ser reestruturado de modo emergencial devido a pandemia da covid-19.